30 de maio de 2012

Paula parece mais ‘solta’ em disco que vai além do sertanejo


G1 publica faixa a faixa do sétimo CD da cantora, lançado nesta terça (29).
Das 13 músicas inéditas de 'Meus encantos', 12 delas citam a palavra 'amor'.


A capa do disco 'Meus encantos' (Foto: Divulgação) 
A capa do disco 'Meus encantos' (Foto: Divulgação)
É bom notar que Paula Fernandes deixou de cantar quase sempre com a voz empostada, como costumava fazer em seus seis discos anteriores. Em “Meus encantos”, lançado nesta terça-feira (29), a cantora mineira parece estar muito mais solta.
E ela concorda, em parte. "Estou em evolução. Talvez esteja mais solta, porque a recepção foi boa. Meu pai sempre dizia: 'faça o que você sabe fazer, que tá bom'. Não invento", disse,em entrevista coletiva.
O G1 ouviu o primeiro CD de Paula após a fama e constatou que a cantora vai por gêneros além do sertanejo romântico que a fezvender mais de 1,5 milhão com seu disco ao vivo. Nas letras, a mineira só quer saber de amor. Das 13 inéditas compostas por ela, 12 têm a palavra na letra (veja quadro abaixo). Leia o faixa a faixa:
Tabela Paula Fernandes amor (Foto: G1)
1 - “Cuidar mais de mim”
A levada de violão e a letra sofrida (sobre omissão) dão a entender que Paula quer falar sobre mágoas, em letra assinada por ela. "A minha vida é em vão / Isso é morrer / Eu sei que parte do que eu passei / Foi culpa minha porque eu deixei".
2 - “Se o coração viajar”
Menos melancólica do que a abertura, a segunda do disco começa a dar sinais de que arranjos puxados para o country pop de Taylor Swift e Shania Twain têm vez no CD. "Se o coração viajar / Ah, aaaahhhh, vai chegar / Nessa paixão viajar / Ah, aaaahhhh, vai chegar", canta ela. É uma das mais antigas composições e quase foi parar no disco de outros artistas.
3 - “Eu sem você”
Em letra que faz lembrar a de “É o amor”, Zezé di Camargo e Paula assinam versos como: “Tô tão carente feito um prisioneiro / Vivo um pesadelo, beijo sem paixão”.
4 - “Harmonia do amor”
A faixa é composta e cantada em parceria com Zé Ramalho. A música parece ter escapado do repertório do cantor. Para Paula, trata-se de uma "belezura de canção".
  •  
A cantora Paula Fernandes lança o sétimo disco de sua carreira (Foto: Divulgação)A cantora Paula Fernandes lança o sétimo disco de sua carreira (Foto: Divulgação)

5 - “Céu vermelho”
A moda com viola caipira fala sobre perdão e "colinho". É a única das novas composições que não cita a palavra "amor".
6 - “Mineirinha ferveu”
É a mais “espevitadinha”, na descrição de Paula. “Pode até ser dançante, mas não precisa ser vazia”, alertou. É outra com letra de Zezé. "Ele ligou dizendo sobre uma música que tinha a ver com minha cintura."
7 - “Na contramão”
Outro country pop que faz lembrar Taylor Swift. O refrão é pouco memovável e a letra é genérica além da conta: "Me humilhei pra buscar no teu peito / Um amor que eu jamais conheci / Inventei uma ilusão do meu jeito / Foi então aí que eu me perdi."
8 - “Além da vida”
A música mais arrastada do disco é uma das provas que a moça está cantando de modo mais suave. A faixa é escrita por ela com Victor Chaves, da dupla Victor & Léo. Tido como ex-affair de Paula, o cantor deixa claro que baladinha folk romântica bem feita é com ele mesmo.
9 - “Meus encantos (Nunca só)”
A canção conduzida por batidas eletrônicas dá nome ao CD. Em nenhum outro momento, Paula emposta tanto a voz.
10 - “Barco de Papel”
A mais colante do disco tem certo ar infantil, como a cantora adiantou. Poderia estar no repertório de Sandy & Junior, graças a bons versos pueris da escola Paula Toller de composição: "Mergulhei em lágrimas de dor / Tô tão perdida que nem eu sei me achar / E não adianta nadar". Basta escutar uma vez para ficar com o refrão na cabeça: "Oh oh, nanina, na, não / Seja bonzinho e vê se vem me salvar".
Paula Fernandes lança seu sétimo disco, o primeiro após vender mais de 1,5 milhão de cópias (Foto: Divulgação)Novo disco de Paula Fernandes tem parcerias com Taylor Swift, Juanes e Zé Ramalho (Foto: Divulgação)
11 - “Aos olhos do tempo”
A mais pop rock do álbum tem introdução com banjo. Logo após o início, Paula grita um "yeah". Está entre as mais animadas de "Meus encantos".
12 - “Nunca mais eu e você”
O folk sombrio fala sobre a crueldade de perder alguém, com violino em destaque, tocado por Marcus Viana. O músico é uma espécie de padrinho musical da cantora e é conhecido por ter composto trilhas de novelas. "Esta música tem uma cor roxa para mim", resumiu Paula.
13 - “Versos de amor”
Declaradamente inspirada em Eagles, a faixa é mais um folk sério com letra emotiva: "Olha, amor, aqui está meu coração / Eu só vim dizer que eu vou morrer de paixão".
14 - “Hoy me voy”
A primeira faixa bônus do disco é retirada do disco acústico do colombiano Juanes. É uma boa tentativa de levar as canções de Paula para o mercado de língua espanhola. Afinal, o cantor já vendeu 15 milhões de discos.
15 - “Long live”
Muito mais artificial do que o dueto com Juanes, a parceria com Taylor Swift fecha o CD. Paula não se encontrou com Taylor para o registro da música, cantada em português e inglês.

Paula Fernandes responde críticas sobre seu estilo: "Sempre tive um jeito diferente de me vestir"



 (Paula Fernandes rebate críticas sobre seu estilo: "sempre tive um jeito diferente de me vestir")

A cantora Paula Fernandes resolveu se posicionar sobre as críticas que recebe, frequentemente, sobre seu estilo. No mais recente comentário maldoso, a socialite Val Marchiori disse que a sertaneja não sabe se vestir. Ronaldo Esper também alfinetou a cantora dizendo que ela se veste como um presépio do Vale do Paraíba.

Mas nem as mais pesadas críticas parecem abalar Paula Fernandes. Em entrevista à revista Quem, a sertaneja contou que se veste de um estilo peculiar desde a época do colégio.

— Sempre tive um jeito diferente de me vestir desde o colégio. Quando era pequena, pedia a minha mãe para desenhar minha roupa. Gostava de me sentir eu.

Ainda se defendendo as críticas sobre as escolhas dos figurinos de palco, Paula frisou que não tem intenção de ser um ícone da moda.

— Sou cantora, não modelo, e não tenho essa intenção. O mais importante para mim é sair de casa me sentindo bem, querida, viva.

Paula Fernandes comenta faixas do novo CD

 Na inédita Barco de Papel, a sertaneja diz que se inspirou na americana Taylor Swift...






Nesta terça-feira (29), chega às lojas o sétimo CD da cantora Paula Fernandes, Meus Encantos (Universal Music).
Assumindo um lado mulher, mas ainda com a suavidade e encanto do jeitinho de menina que conquistou o Brasil, Paula se prepara para um importante momento de sua carreira.
Em cada uma das 15 faixas, Paula assume sua maturidade e sensibilidade.
Com exclusividade para o R7, a cantora comentou duas faixas que fazem parte do novo trabalho, Barco de Papel e Meus Encantos, que dá nome ao disco.
Todas as músicas são inéditas. Algumas escritas recentemente, outras guardadas a dois, três, cinco anos.
— Algumas canções são novinhas, outras não envelhecem ou aguardavam seu momento de reaparecer. Há sentimentos que duram vidas e vidas e eles estão aqui.
Assista Paula Fernandes comentando a música Meus Encantos:





Na música Barco de Papel, a cantora revela que teve total influência da estrela americana Taylor Swift e que a canção mostra que o lado menina dela ainda está ali presente, apesar do mulherão que Paula se mostra cada vez mais.Os temas abordados, parte do universo criativo de Paula, expressam sentimentos profundos de amor e amizade, o cotidiano das pessoas, a ligação com a terra e com o universo.
— Meu trabalho é intuitivo e não me omito do processo criativo. Não vou rotular, frear ou bloquear qualquer inspiração ou gênero musical que apareça neste momento de criação. As músicas acabam sendo parecidas porque vêm da mesma fonte, mas se diferenciam bem nos detalhes. As pessoas verão isso.
Assista Paula Fernandes comentando Barco de Papel:





O álbum Meus Encantos tem apenas uma participação especial. O violão da introdução já indica o parceiro. Zé Ramalho, poeta e cancioneiro de outros sertões, percorre de mãos dadas com Paula a perfeita Harmonia do amor.— O Zé é uma pessoa muito especial para mim. Sempre fui fã de suas músicas e, quando nos conhecemos nos bastidores de um programa de tevê, falei que adoraria compor algo juntos. Ele topou na hora, trocamos contatos e logo ele me mandou essa letra. Fiz a música, o convidei para cantar comigo e o resultado é esse belezura de canção. Tenho muito orgulho dessa parceria. Agora tem uma letra minha com ele.
Participações internacionais
No disco, ainda há os duetos internacionais que foram incluídos como faixas bônus: Long live, com Taylor Swift, e Hoy me Voy, com o latino Juanes. Em ambas, Paula escreveu sua versão da letra em português.
Meus Encantos chega às lojas após a marca histórica de 1,7 milhões de cópias vendidas de seu antecessor, o CD e DVD Paula Fernandes ao Vivo.